De acordo com a BNCC a alfabetização deve ocorrer em dois anos com o 3º ano como prazo-limite.
O documento propõe para a alfabetização aliar o trabalho com duas linhas de ensino: a primeira indica para a centralidade do texto e para o trabalho com as práticassociais de leitura e escrita, a segunda soma a isso o planejamento de atividades que permitam aos alunos refletir sobre o sistema de escrita alfabética.
Nesta perspectiva o trabalho é voltado para a concepção do alfabetizar letrando.
Alfabetizar letrando significa orientar o/a alfabetizando/a para que ele/a aprenda a ler e a escrever na perspectiva da convivência com práticas reais de leitura e da escrita. Isto implica em substituir as tradicionais e artificiais cartilhas por livros, por revistas, por jornais, enfim, pelo material de leitura que circula na escola e na sociedade, criando situações que tornem necessárias e significativas práticas de produção de textos.
Com o objetivo a alcançar que todos os alunos passem para a fase alfabética, utilize textos conhecidos como listas, rótulos, parlendas, músicas, cantigas, trava-línguas, adivinhas, histórias em quadrinhos, receitas, poemas e outros. E simultaneamente trabalhe com a conciência fonológica focando nas relações entre sons e letras de palavras.